22.02.19

Entrevista Canal 14

No dia 22/02/2019, a Diretora da ECOPERE, Fabiana Nunes, e o Engenheiro Ambiental, Vitor Santos, foram convidados a participarem de uma entrevista ao vivo no programa Assunto do Dia, das 9h30 às 11h, no Canal 14 da Rede Brasil de Comunicação, com o apresentador Waldson Balbino com o tema Consumo Sustentável – como explicar os tipos de consumos relacionados a compra de produtos e serviços que visam diminuir ou eliminar os impactos negativos ao meio ambiente.

Os entrevistados falaram sobre a importância da interiorização, da sensibilização e conscientização de cada indivíduo sobre as problemáticas ambientais existentes (como o acumulo de lixo, escassez dos recursos hídricos, mudanças climáticas, etc) para, então, praticarmos a mudança de hábito, com práticas sustentáveis diárias que contribuem e fortalecem o consumo sustentável progressivo. Relataram que os primeiros passos são simples, como por exemplo, ao escovar os dentes e ensaboar o corpo, deve-se fechar a torneira e ao sair de determinado ambiente, deve-se desligar a luz e o ar condicionado.

Diferenciaram o que significa reutilizar e reaproveitar, citando o uso da caneca para tomar café/água – “Podemos reutilizar a caneca diversas vezes para tomar café/água ou podemos reaproveitar a caneca para servir como um vaso para plantar cacto”. São totalmente a favor da eliminação do uso dos canudos. Salientaram, também, que o consumo imediatista fortalece o consumo desenfreado cenário inverso ao consumo sustentável (que inclui produtos e recursos
naturais). Mostraram a necessidade da prática da separação e descarte correto de cada tipo de resíduo, pois muito deles possuem valor comercial (papel/papelão, plástico, pallets, alumínio, vidro, etc), da prática da compostagem, etc. Ressaltaram o aumento das empresas com relação a economia circular, ou seja, todo material produzido que não passou pela qualidade, entra novamente para a cadeia de produção contribuindo para a não geração de resíduos.

Na ocasião, apresentaram porta copos em mosaico de cartão transformados através do processo de logística reversa do PVC, produto 100% reciclável. Mostraram embalagens oxibiodegradáveis, que possuem ciclo de vida útil curto (se oxibiodegradam em até 30 meses quando expostos à intempéries), fabricadas com o aditivo d2w, com certificações
comprovadas, como por exemplo o certificado emitido pela ABNT e selos sustentáveis, empresa amiga da natureza, produto 100% oxibiodegradável, eureciclo, funverde e ABNT.

Durante a entrevista, participaram de enquetes e perguntas elaboradas pelos telespectadores.

Fechar Menu